Escrito por: Mia Gomes
Assim como em uma loja física, no ambiente virtual o consumidor necessita
de todas as informações sobre um produto para tomar a sua decisão de compra e
por esse motivo a descrição de um produto precisa oferecer ao cliente todo auxílio
na hora da compra.
Além de conter uma explicação
sobre o que você está vendendo a descrição de um produto precisa convencer o
cliente de que aquela compra vale a pena e a melhor forma de criar uma boa
descrição é responder algumas perguntas chave como:
O que é o produto?
Quais problemas ele resolve?
Quais são seus diferenciais em
relação à concorrência?
Qual o material que ele é
fabricado?
Onde ele é produzido?
Como usar o produto?
Ficar atento e responder todas
essas perguntas ajuda a gerar confiança no público, pois, sem nenhuma
informação o consumidor não se sentirá seguro em realizar aquela compra, mas
apenas essas perguntas não farão com que os consumidores cheguem até a sua
marca e você também precisa estar atento com alguns outros fatores:
1 – Título
O primeiro contato de um
consumidor na sua loja será através do título, sendo assim é fundamental que
haja uma estrutura clara, de modo que as informações base sejam entendidas com
facilidade e desperte o interesse do cliente em saber mais sobre aquele
produto.
2 – Conheça seu público-alvo
Conhecer seus consumidores é
imprescindível para conseguir traçar uma estratégia de venda eficaz e definir a
linguagem que será utilizada na hora de criar uma descrição de qualidade. Tenha
em mente que cada consumidor possui sua própria forma de compra e você como
vendedor precisa se adequar a esses perfis.
3 – Clareza e objetividade
Não entender informações básicas
sobre seu produto irá fazer com que o cliente procure outros lugares para
efetivar a compra. Fazer um resumo sobre a funcionalidade do produto destacando
três principais características já irá despertar o interesse da sua clientela.
4- Palavras-chave
Essa dica irá te auxiliar na hora
de otimizar o site, colocando palavras-chave no texto o seu produto irá obter
um melhor posicionamento nos mecanismos de busca e você pode utilizar a
ferramenta gratuita do Google para saber mais sobre palavras-chave que é o Google Keyword
Planner.
5 – Informação técnicas
A parte mais complexa que você
precisa analisar com atenção na hora de descrever o seu produto é toda ficha
técnica, um cliente não irá realizar uma compra até saber as medidas de uma
roupa por exemplo. Fique atento a forma com que você irá colocar essas
informações pois pode acabar confundindo o consumidor, utilize imagens claras
de exemplos para que o seu público entenda todas as informações corretamente.
6- Atributos e benefícios
Fazer uma lista com os atributos
e benefícios de todos os seus produtos irá ajudar a convencer seu público.
Utilizando exemplos como “material ecológico” e “compacto” você irá mostrar com
clareza os motivos de seu produto ser algo positivo para o cliente.
7- Método sensorial
O marketing sensorial é algo que
atrai consumidores a lojas físicas e pode ser utilizado também no e-commerce,
perfumarias costumam utilizar palavras como “sofisticação”, “intensidade” e “único”
em suas descrições para que o cliente se sinta envolvido com um produto.
8- Conte uma história
Construir um texto de desperte o
interesse do público não é uma tarefa simples e todos os detalhes devem ser
levados em conta, textos genéricos não trarão resultados satisfatórios e a
principal função deles é se conectar com os consumidores e a melhor forma de
criar essa fidelidade é atingir as emoções do público ao contar uma história
sobre seu produto.
9- Prova social
Atualmente as reviews se tornaram
muito populares entre o público então por que não as utilizar em suas
descrições? Você pode utilizar os comentários deixados em sua loja online para
agregar mais valor ao seu produto.
10 – Não tenha medo de utilizar
sua poderosa descrição também nas redes sociais
As redes sociais possuem um
grande impacto no seu público, sendo assim você deve selecionar pontos
importantes do seu produto para colocar também em postagens no Facebook,
Instagram, Pinterest e nas demais plataformas que utilizar.
Seguindo todas essas dicas você
irá criar descrições para os seus produtos que atingirão novos clientes e
fidelizará aqueles que já conhecem a sua marca. Gostou do texto? Conta aí para
gente nos comentários.
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