10 dicas para criar descrição de produtos nos E-commerces





Escrito por: Mia Gomes

Assim como em uma loja física, no ambiente virtual o consumidor necessita de todas as informações sobre um produto para tomar a sua decisão de compra e por esse motivo a descrição de um produto precisa oferecer ao cliente todo auxílio na hora da compra.

Além de conter uma explicação sobre o que você está vendendo a descrição de um produto precisa convencer o cliente de que aquela compra vale a pena e a melhor forma de criar uma boa descrição é responder algumas perguntas chave como:

O que é o produto?
Quais problemas ele resolve?
Quais são seus diferenciais em relação à concorrência?
Qual o material que ele é fabricado?
Onde ele é produzido?
Como usar o produto?

Ficar atento e responder todas essas perguntas ajuda a gerar confiança no público, pois, sem nenhuma informação o consumidor não se sentirá seguro em realizar aquela compra, mas apenas essas perguntas não farão com que os consumidores cheguem até a sua marca e você também precisa estar atento com alguns outros fatores:

1 – Título
O primeiro contato de um consumidor na sua loja será através do título, sendo assim é fundamental que haja uma estrutura clara, de modo que as informações base sejam entendidas com facilidade e desperte o interesse do cliente em saber mais sobre aquele produto.

2 – Conheça seu público-alvo
Conhecer seus consumidores é imprescindível para conseguir traçar uma estratégia de venda eficaz e definir a linguagem que será utilizada na hora de criar uma descrição de qualidade. Tenha em mente que cada consumidor possui sua própria forma de compra e você como vendedor precisa se adequar a esses perfis.

3 – Clareza e objetividade
Não entender informações básicas sobre seu produto irá fazer com que o cliente procure outros lugares para efetivar a compra. Fazer um resumo sobre a funcionalidade do produto destacando três principais características já irá despertar o interesse da sua clientela.

4- Palavras-chave
Essa dica irá te auxiliar na hora de otimizar o site, colocando palavras-chave no texto o seu produto irá obter um melhor posicionamento nos mecanismos de busca e você pode utilizar a ferramenta gratuita do Google para saber mais sobre palavras-chave que é o Google Keyword Planner.

5 – Informação técnicas
A parte mais complexa que você precisa analisar com atenção na hora de descrever o seu produto é toda ficha técnica, um cliente não irá realizar uma compra até saber as medidas de uma roupa por exemplo. Fique atento a forma com que você irá colocar essas informações pois pode acabar confundindo o consumidor, utilize imagens claras de exemplos para que o seu público entenda todas as informações corretamente.

6- Atributos e benefícios
Fazer uma lista com os atributos e benefícios de todos os seus produtos irá ajudar a convencer seu público. Utilizando exemplos como “material ecológico” e “compacto” você irá mostrar com clareza os motivos de seu produto ser algo positivo para o cliente.

7- Método sensorial
O marketing sensorial é algo que atrai consumidores a lojas físicas e pode ser utilizado também no e-commerce, perfumarias costumam utilizar palavras como “sofisticação”, “intensidade” e “único” em suas descrições para que o cliente se sinta envolvido com um produto.

8- Conte uma história
Construir um texto de desperte o interesse do público não é uma tarefa simples e todos os detalhes devem ser levados em conta, textos genéricos não trarão resultados satisfatórios e a principal função deles é se conectar com os consumidores e a melhor forma de criar essa fidelidade é atingir as emoções do público ao contar uma história sobre seu produto.

9- Prova social
Atualmente as reviews se tornaram muito populares entre o público então por que não as utilizar em suas descrições? Você pode utilizar os comentários deixados em sua loja online para agregar mais valor ao seu produto.

 10 – Não tenha medo de utilizar sua poderosa descrição também nas redes sociais
As redes sociais possuem um grande impacto no seu público, sendo assim você deve selecionar pontos importantes do seu produto para colocar também em postagens no Facebook, Instagram, Pinterest e nas demais plataformas que utilizar.

Seguindo todas essas dicas você irá criar descrições para os seus produtos que atingirão novos clientes e fidelizará aqueles que já conhecem a sua marca. Gostou do texto? Conta aí para gente nos comentários.




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