
Escrito por: Gael Cardeal
O nosso mundo publicitário e
marketeiro é rodeado de termos para nomear coisas presentes no nosso cotidiano
e nem sempre conseguimos ligar o nome à coisa. Hoje vamos falar sobre um desses
termos, o qual você com toda a certeza já viu e usou, mas não sabe o nome
correto: O Chatbot.
Vamos entender primeiro o nome?
Porque depois disso, tudo vai fazer sentido.
Chatbot é a união das palavras
“chat” (bate-papo) e “bot” (robô) que, literalmente, significa robôs de
conversa.
Esse robôs são programas que
utilizam inteligência artificial de forma personalizada de acordo com cada
usuário para imitar conversas humanas com eles em várias plataformas e
aplicativos, como geralmente acontece no Facebook e em sites de e-commerce.
Vamos a um exemplo bastante comum
para que a gente associe o nome a coisa de forma mais fácil?
Sabe quando visitamos o site de
uma empresa e uma janela pop-up surge no canto da tela, se colocando à
disposição para tirar dúvidas? Aquilo é um chatbot, uma espécie de central de
atendimento ativa, já que não espera ninguém procurar por ela.
São muitos os benefícios desse
recurso, entre eles podemos destacar a captura de cadastros e a automatização
de vendas e atendimento ao cliente, além da redução dos custos e o aumento da
efetividade.
Finalizando esse texto, deixo
aqui um dado que assusta um pouco, mas que nos faz refletir um pouco, algo que
geralmente não fazemos no dia a dia.
“Segundo o Gartner, a previsão é
que, até 2020, os chatbots serão responsáveis por 85% dos atendimentos ao
cliente.”
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