O que é Chatbot?


Escrito por: Gael Cardeal

O nosso mundo publicitário e marketeiro é rodeado de termos para nomear coisas presentes no nosso cotidiano e nem sempre conseguimos ligar o nome à coisa. Hoje vamos falar sobre um desses termos, o qual você com toda a certeza já viu e usou, mas não sabe o nome correto: O Chatbot.

Vamos entender primeiro o nome? Porque depois disso, tudo vai fazer sentido.

Chatbot é a união das palavras “chat” (bate-papo) e “bot” (robô) que, literalmente, significa robôs de conversa.

Esse robôs são programas que utilizam inteligência artificial de forma personalizada de acordo com cada usuário para imitar conversas humanas com eles em várias plataformas e aplicativos, como geralmente acontece no Facebook e em sites de e-commerce.

Vamos a um exemplo bastante comum para que a gente associe o nome a coisa de forma mais fácil?


Sabe quando visitamos o site de uma empresa e uma janela pop-up surge no canto da tela, se colocando à disposição para tirar dúvidas? Aquilo é um chatbot, uma espécie de central de atendimento ativa, já que não espera ninguém procurar por ela.


São muitos os benefícios desse recurso, entre eles podemos destacar a captura de cadastros e a automatização de vendas e atendimento ao cliente, além da redução dos custos e o aumento da efetividade.


Finalizando esse texto, deixo aqui um dado que assusta um pouco, mas que nos faz refletir um pouco, algo que geralmente não fazemos no dia a dia.

“Segundo o Gartner, a previsão é que, até 2020, os chatbots serão responsáveis por 85% dos atendimentos ao cliente.”



Nenhum comentário:

Postar um comentário