(Crédito: Ana, Equipe de Artes Madrugalo)
A área de comunicação como um
todo possui diversos cenários no mercado de trabalho que podem ser escolhidos
por você como uma especialização, e claro que no jornalismo isso não seria
diferente.
As principais áreas de atuação onde
uma pessoa formada em jornalismo pode atuar são; comunicação institucional,
produção, reportagem, assessoria de imprensa e muito mais.
Saindo um pouco dessas áreas mais
comuns, temos outras opções para você que deseja adentrar no mercado de
trabalho e não sabe ainda por onde.
Social media: Alimentar redes
sociais de empresas ou artistas com conteúdos que gerem engajamento e ser a
conexão do seu cliente com outras empresas e maiores oportunidades. O social
media possui uma função primordial para a imagem de seus clientes, analisando
os dados e conversando com investidores e com o público.
Checador: É notável o crescimento
das Fake News nos últimos anos, informações alarmantes tem chegado a população
colocando as pessoas em risco de vida e o trabalho do checador é buscar as
informações verdadeiras sobre um fato. Empresas como Agência Lupa e Aos fatos
já fazem esse trabalho e estão sempre em busca de novos checadores de
informação.
Edição: Nem só de edição em
telejornais vivem os jornalistas, tem surgido muitos canais no YouTube e
Podcasts que precisam de editores preparados e com um olhar atento para dar vida
a belos programas que chamem a atenção do público.
Fotojornalismo: Uma das áreas que
mais fazem parte da nossa vida, mas que nem percebemos no dia-a-dia. O
fotojornalista seja freelancer ou não, é o profissional que faz as fotos das
matérias que vemos em jornais e revistas, realizando os mais diversos tipos de
fotografia jornalística como, por exemplo; esportivo, cultural e social.
Freelancer: sabe um pouco de tudo
e se sente preparado para aprender muito mais? Talvez o universo freelancer
seja o seu caminho. Ser um freelancer possibilita que você trabalhe de forma
autônoma e trate seus clientes de forma mais independente, atualmente esse
“mercado freela” tem crescido e a tendência, segundo especialistas de mercado,
é que cresça ainda mais.
Eai Galinhos, curtiram o post?
Deixa aqui nos comentários em qual área do jornalismo você trabalha ou quer
trabalhar.
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