Comunicação Institucional

(Crédito: Micael equipe de artes Mardrugalo)

Escrito por: Mia Gomes

Saber como mostrar sua marca para o mercado e tornar seus colaboradores parte de um grande time são fundamentais para o sucesso de uma empresa

A comunicação é algo importante em uma sociedade podendo ser utilizada como publicidade, em um relacionamento entre vendedor e consumidor, forma de obter informação, contato entre a sociedade assim como diversas outras finalidades, e algo que é tão importante quanto essas formatos é a comunicação institucional que são os valores e objetivos de uma empresa que visa tanto o público interno como o externo de uma instituição.

 Na comunicação institucional temos dois pilares que são os clientes internos e os clientes externos.

 Os clientes internos são os colaboradores e a parte crucial do crescimento de uma empresa, fazendo com que esses colaboradores se sintam confortáveis e confiantes em seu ambiente de trabalho, eles irão vestir a camisa da empresa é serão produzidos serviços e produtos com mais qualidade para o público e também fará com que toda a empresa caminhe junta.

 Clientes externos são as outras instituições que no mercado são aqueles que irão ver o trabalho da sua empresa, podemos usar com o exemplo os assessores de imprensa que trabalharam para levar o nome da sua marca para o mercado por meio de eventos, coletivas de imprensa entre outros meios.

 Criar uma imagem de uma empresa é algo delicado e que precisa ser estudado com cuidado sempre analisando todas as peças importantes que compõem a instituição, não será eficaz a longo prazo se a empresa é apenas vista como "grande" no mercado se ela não está atendendo as necessidades do coração e alma do negócio que são seus colaboradores. Essa é uma técnica de gestão complexa, pois dependendo do número de colaboradores que uma instituição possui é necessário que seja criada estratégias que atendam todos aqueles que compõem esse quadro dentro da empresa.

 Podemos usar como um exemplo de comunicação interna (uma vertente da comunicação institucional) a empresa Google que por meio de um ambiente descontraído e descolado acabou se tornando famosa por ter os colaboradores mais felizes do mundo, a marca sempre deixou muito claro a preocupação com aqueles que exercem suas funções em busca de excelência e esse método diferenciado acabou virando tema para o filme Os estagiários que foi lançado em 2013 comédia protagonizada por Vince Vaughn e Owen Wilson onde mostra a vida dos dois personagem nesse novo desafio de serem programadores do Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário