(Crédito: Micael equipe de artes Mardrugalo)
Escrito por: Mia Gomes
Saber
como mostrar sua marca para o mercado e tornar seus colaboradores parte de um
grande time são fundamentais para o sucesso de uma empresa
A comunicação é
algo importante em uma sociedade podendo ser utilizada como publicidade, em um
relacionamento entre vendedor e consumidor, forma de obter informação, contato
entre a sociedade assim como diversas outras finalidades, e algo que é tão
importante quanto essas formatos é a comunicação institucional que são os
valores e objetivos de uma empresa que visa tanto o público interno como o
externo de uma instituição.
Na comunicação institucional temos dois
pilares que são os clientes internos e os clientes externos.
Os clientes internos são os colaboradores e a
parte crucial do crescimento de uma empresa, fazendo com que esses
colaboradores se sintam confortáveis e confiantes em seu ambiente de trabalho,
eles irão vestir a camisa da empresa é serão produzidos serviços e produtos com
mais qualidade para o público e também fará com que toda a empresa caminhe junta.
Clientes externos são as outras instituições
que no mercado são aqueles que irão ver o trabalho da sua empresa, podemos usar
com o exemplo os assessores de imprensa que trabalharam para levar o nome da
sua marca para o mercado por meio de eventos, coletivas de imprensa entre
outros meios.
Criar uma imagem de uma empresa é algo
delicado e que precisa ser estudado com cuidado sempre analisando todas as
peças importantes que compõem a instituição, não será eficaz a longo prazo se a
empresa é apenas vista como "grande" no mercado se ela não está
atendendo as necessidades do coração e alma do negócio que são seus
colaboradores. Essa é uma técnica de gestão complexa, pois dependendo do número
de colaboradores que uma instituição possui é necessário que seja criada
estratégias que atendam todos aqueles que compõem esse quadro dentro da
empresa.
Podemos usar como um exemplo de comunicação
interna (uma vertente da comunicação institucional) a empresa Google que por
meio de um ambiente descontraído e descolado acabou se tornando famosa por ter
os colaboradores mais felizes do mundo, a marca sempre deixou muito claro a
preocupação com aqueles que exercem suas funções em busca de excelência e esse
método diferenciado acabou virando tema para o filme Os estagiários que foi
lançado em 2013 comédia protagonizada por Vince Vaughn e Owen Wilson onde
mostra a vida dos dois personagem nesse novo desafio de serem programadores do
Google.
Nenhum comentário:
Postar um comentário