E-sports: comunicação dos games

     Final do CBloL 2019 reuniu mais de nove mil pessoas no Rio de janeiro — Foto: Divulgação/Riot Games

Escrito por: Mia Gomes

Assim como campeonatos de futebol, vôlei, lutas e diversos outros esportes se popularizaram com os anos o eSport também tem deixado sua marca. Mas afinal de contas, o que é eSport?

Se você gosta de jogar League of Legends, Rainbow Six, Dota e até Counter-Strike com seus amigos no conforto do seu lar saiba que você pode se tornar um grande jogador profissional e participar dos maiores campeonatos do mundo dos jogos.

Os eSport ou esportes eletrônicos vêm ganhando espaço e conquistando as pessoas que curtem video-games. Com o crescimento de usuários que aderiram a prática casual dos games de estratégia acabou por se tornar muito popular em países da Ásia e Europa os pequenos campeonatos e com o passar dos anos essa prática virou algo sério, na Coreia do Sul, por exemplo, se tornou uma modalidade competitiva em 2000.

No Brasil também temos representantes fortes na modalidade, campeonatos como CBLOL (Campeonato Brasileiro de League of Legends) e CBCS (Campeonato Brasileiro de Counter-Strike) reunem anualmente centenas de fãs em estádio para acompanharem a final com premiações em dinheiro para os jogadores, o torneio de CS:GO premiou com R$ 800 mil e uma vaga na StarSeries i-League.

Se aproveitando da nova onda dos campeonatos de jogos eletrônicos, a marca RedBull lançou latinhas exclusivas com alguns campeões do jogo na época do CBLOL e criou também o  Red Bull Player One que é um campeonato amador para os jogadores do game que conta com  premiações dentro do game como skins para os personagens.


Outros grandes nomes que se tornaram patrocinadoras dos esportes eletrônicos são: Samsung, Uber, Coca-cola, Gillete e muitas outras marcas que estão cada vez mais entrando no nicho digital através dos games, apostando em patrocínio não somente para os campeonatos como também com os atletas. Assim como os jogadores de esportes tradicionais, os cyberatletas acabam se tornando celebridades e investir em suas carreiras por meio de patrocínio faz com que essas marcas se tornem mais conhecidas e virem referência para os fãs dos atletas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário