Investimentos em Plataformas OTT



Escrito por: Gael Cardeal

Se você é ligado em novidades, essa frase vai fazer muito sentido para você: Nada é para sempre. É com ela que começamos a falar sobre as Plataformas OTT, pois desde os registros mais antigos que temos da nossa história, as coisas sempre foram mudando. Algumas vezes, o que era usado e costumeiro, foi substituído. Já, em outras, foi adaptado.


Atualmente, as coisas continuam da mesma forma, mudando. E falando em mudança, nesse texto vamos falar sobre como essas plataformas têm mudado os modos de consumo de conteúdo e iniciado uma grande onda de transformações dando muita dor de cabeça para alguns empresários.


O que são as Plataformas OTT?


Essa sigla formada por três letras, que significa “Over The Top”, tem feito um grande barulho no mercado, pois dá nome à nova forma de distribuição de conteúdos pela internet sem que passe pelo controle de um serviço de telecomunicações, radiodifusão, TV a cabo/satélite ou IPTV. Em outras palavras traduzindo tudo isso, essas letras dão nome à nova forma de consumo de conteúdo, a qual o consumidor tem todo o poder de escolher quando e onde vai assistir, ouvir e ler alguma coisa.


Sabe aquela moça simpática e irônica chamada Netflix, o descontraído Spotify, ou mesmo o grande Youtube? Então, eles são os melhores exemplos de plataformas OTT. Podemos até arriscar dizer que são os pioneiros, as galinhas dos ovos de ouro do mercado.


Quando algo no mercado dá muito certo e o comportamento das pessoas passa a mudar, como no caso das OTT em que o consumidor começa a optar por controlar o que e quando consome algo, é muito natural que as empresas e os investidores parem e repensem seus produtos e o modo que gerenciam seus negócios, pois no cenário atual, o que não se adapta, acaba ficando para trás.


Como andam os investimentos nas Plataformas OTT?


Em 2015, saiu um estudo da MarketsandMarkets estimando que em até 2020 o mercado de OTT movimentará uma quantia de aproximadamente U$ 62 Bilhões.


De olho nas previsões e no aumento dos lucros, empresas grandes de conteúdo, como a Disney, Globo, Record, entre outras, estão adaptando seu modelo de negócios para continuarem no auge, lançando suas próprias plataformas de distribuição pela internet, nas quais alguns conteúdos exclusivos são disponibilizados para atrair a atenção do usuário e fazê-lo assinar o serviço.


Essa revolução significa o fim da TV?


Saber se a TV vai acabar logo por causa das Plataformas OTT é uma pergunta que tem borbulhado nos últimos dias, mas se pensarmos no que é realmente a TV, logo nos vem à mente um aparelho que temos na sala ou no quarto, no qual assistimos a programação das emissoras, produtoras de conteúdo para esse meio.


Como dissemos anteriormente: O que não cai no esquecimento, de alguma forma de adapta. O mesmo está acontecendo com as emissoras televisivas, as quais já têm seus próprios serviços de streaming, mesmo com o fim da TV, como conhecemos hoje, estar muito distante.


Quais são os próximos passos em relação ao futuro?

Com inúmeros streamings surgindo, ficará difícil para os consumidores assinarem todos, tendo que optar entre um ou outro, ou mesmo assinar esporadicamente algo que queiram.


Alguns especialistas acreditam que num breve futuro, algum centralizador de streaming deva surgir, algo como a TV paga conhecida de hoje, na qual você assinará um pacote e terá acesso a várias plataformas de streaming.

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