O que é storytelling?

                                                                                                 (Crédito: Luke, equipe de Artes Madrugalo)

Escrito por: Vanessa 

  Vender um produto normalmente não é uma tarefa tão difícil. Produtos atrativos com preços competitivos atraem público, mas o que as marcas podem fazer para que esses clientes esporádicos virem fiéis a sua marca? Para isso podemos contar com a ajuda do storytelling.

  O storytelling surgiu nos Estados Unidos em meados dos anos 1990 e foi registrado por Dana Atchley, Nina Mullen e Joe Lambert.  Quando foi criado o método de storytelling,  visava proporcionar a reconstituição de vivências, permitindo que os participantes pudessem  contar aspetos de sua vida pessoal e assumir-se enquanto sujeitos de sua própria fala.

  Hoje em dia esse método está inserido em muitas publicidades, como? Eu explico. O storytelling na publicidade tem como objetivo criar um laço afetivo com o telespectador e futuro cliente. São contadas histórias para que haja identificação com aquela situação e consequentemente com as marcas.

  Se fizermos uma análise rápida veremos que a maioria das marcas opta por esse tipo de marketing. É o caso do banco Itaú, na maioria dos seus comerciais existe uma problemática, para que ocorra a identificação com o público, contando realmente uma história de um personagem, e somente no final eles colocam a solução relacionando ao banco.

  Outra publicidade que ficou muito conhecida foi a despedida da Kombi. Um dos carros mais antigos da Volkswagen parou de ser fabricado e para esse anúncio foi criado um merchandising incrível, onde a Kombi assume o papel principal e conta sobre momentos que marcaram sua “vida” durante a sua existência. Esse comercial incrível é um retrato perfeito sobre o que é storytelling, ou seja, contar histórias.

  Por isso aqui vai nossa dica: se quer que sua marca faça sucesso e que seus clientes façam  parte da história do seu produto,  crie um vínculo com ele e conte uma boa  história.

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