Marketing abraça tecnologias ágeis

(Créditos: Micael, equipe de Artes Madrugalo)

Escrito por: Vanessa Gomes

As tecnologias ágeis existem no mercado a algum tempo, elas foram criadas com o objetivo de otimizar e padronizar processos, tornando mais fácil as construções de projetos, principalmente em setores relacionados a tecnologia. Hoje em dia, o marketing está sendo uma das novas áreas adeptas ao processo por perceber os seus retornos vantajosos.

Grandes marcas já aderiram as tecnologias ágeis, como é o caso da montadora FIAT. Após uma grande crise econômica  que atingiu o Brasil, o mercado automobilístico foi um dos mais afetados e a empresa que mais vendia carros no país passou de 22,7% (dados de 2013) para 12,2% em 2018, desta forma a saída foi se reinventar, e a principal alternativa foi o uso de tecnologias ágeis para enxergar uma solução.


A FIAT criou um procedimento interno capaz de analisar todo o processo de vendas e pós-venda com mais agilidade e eficiência. "Esta é uma filosofia que visa eliminar desperdícios de produção e entregar maior valor agregado ao cliente", diz Carolina Hartmann, Diretora Comercial da Isoflex, empresa que implementou metodologias ágeis na montadora.


Também foi o caso da Avon, que utilizou da mesma função para criar a inteligência artificial Bela, um grande passo para inovação da marca. Através de processos internos, foi possível analisar as melhorias necessárias para a aproximação com o consumidor, além disso, foi possível o maior envolvimento dos próprios colaboradores da empresa, desta forma todos os envolvidos acabam tendo mais autonomia e segurança e menos erros acontecem.


As tecnologias ágeis devem crescer cada vez mais, tendo em vista que se trata de uma função que traz melhorias nítidas e significativas para as empresas que as aplicam no que se diz respeito a economia de tempo, padronização em processos e buscas por soluções eficazes, e no marketing esse conjunto se torna uma combinação infalível. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário