(Créditos: Micael, equipe de Artes Madrugalo)
Escrito por: Vanessa Gomes
As
tecnologias ágeis existem no mercado a algum tempo, elas foram criadas com o
objetivo de otimizar e padronizar processos, tornando mais fácil as construções
de projetos, principalmente em setores relacionados a tecnologia. Hoje em dia,
o marketing está sendo uma das novas áreas adeptas ao processo por perceber os
seus retornos vantajosos.
Grandes
marcas já aderiram as tecnologias ágeis, como é o caso da montadora FIAT. Após
uma grande crise econômica que atingiu o
Brasil, o mercado automobilístico foi um dos mais afetados e a empresa que mais
vendia carros no país passou de 22,7% (dados de 2013) para 12,2% em 2018, desta
forma a saída foi se reinventar, e a principal alternativa foi o uso de tecnologias
ágeis para enxergar uma solução.
A
FIAT criou um procedimento interno capaz de analisar todo o processo de vendas
e pós-venda com mais agilidade e eficiência. "Esta é uma filosofia que
visa eliminar desperdícios de produção e entregar maior valor agregado ao
cliente", diz Carolina Hartmann, Diretora Comercial da Isoflex, empresa
que implementou metodologias ágeis na montadora.
Também
foi o caso da Avon, que utilizou da mesma função para criar a inteligência
artificial Bela, um grande passo para inovação da marca. Através de processos
internos, foi possível analisar as melhorias necessárias para a aproximação com
o consumidor, além disso, foi possível o maior envolvimento dos próprios
colaboradores da empresa, desta forma todos os envolvidos acabam tendo mais
autonomia e segurança e menos erros acontecem.
As
tecnologias ágeis devem crescer cada vez mais, tendo em vista que se trata de
uma função que traz melhorias nítidas e significativas para as empresas que as
aplicam no que se diz respeito a economia de tempo, padronização em processos e
buscas por soluções eficazes, e no marketing esse conjunto se torna uma
combinação infalível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário