A Dona do Merchandising


Escrito por: Gael Cardeal 


Por mais que nossos professores falem que Merchandising são somente as ações dentro dos PDVs, a gente sempre vai chamar as aparições dos produtos e marcas dentro de uma programação na TV de Merchandising porque é a maneira na qual o termo se popularizou e ficou impregnado em nossa cabeça, ainda mais quando isso é um dos assuntos mais comentados do momento por conta da Globo.

Nas últimas semanas a emissora chamou bastante atenção com a novela “A Dona do Pedaço”, na qual está explorando diversos novos formatos de anúncio ao sair da caixinha e flexibilizar as regras em relação ao envolvimento de personagens e marcas.

Toda essa história começou com a personagem da novela chamada Vivi Guedes, que é uma influencer digital na trama, tendo um Instagram como se fosse uma blogueira na vida real. O próximo passo foi uma parceria da emissora com a montadora Fiat, na qual convidou a personagem na novela e fora dela, para ser a sua nova garota propaganda.

O resultado disso foi um completo sucesso, pois no dia em que a influencer foi gravar o novo comercial da marca na novela, o primeiro anúncio do intervalo foi o comercial gravado na novela. Ficou confuso? Eu sei. É muita informação, mas veja a seguir esse trecho da novela para que você possa entender melhor:


Sabe qual foi o mais legal disso? Para sustentar a ação, conteúdos foram postados nas redes sociais da personagem e da marca, deixando a brincadeira mais tangível.

Nos dias a seguir dessa ação, a Avon também entrou na roda, fazendo parceria paga com a Vivi no Instagram ao produzirem conteúdos como tutoriais e etc. divulgando os novos produtos.


Essas ações bem sucedidas alimentaram ainda mais o burburinho emergente que está no mercado que defende que é na inovação e na criatividade que o dinheiro estará nos próximos anos.



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