Escrito por: Gael Cardeal
Por mais que nossos professores
falem que Merchandising são somente as ações dentro dos PDVs, a gente sempre
vai chamar as aparições dos produtos e marcas dentro de uma programação na TV
de Merchandising porque é a maneira na qual o termo se popularizou e ficou
impregnado em nossa cabeça, ainda mais quando isso é um dos assuntos mais
comentados do momento por conta da Globo.
Nas últimas semanas a emissora
chamou bastante atenção com a novela “A Dona do Pedaço”, na qual está
explorando diversos novos formatos de anúncio ao sair da caixinha e
flexibilizar as regras em relação ao envolvimento de personagens e marcas.
Toda essa história
começou com a personagem da novela chamada Vivi Guedes, que é uma influencer
digital na trama, tendo um Instagram como se fosse uma blogueira na vida real.
O próximo passo foi uma parceria da emissora com a montadora Fiat, na qual
convidou a personagem na novela e fora dela, para ser a sua nova garota
propaganda.
O resultado disso foi um completo
sucesso, pois no dia em que a influencer foi gravar o novo comercial da marca
na novela, o primeiro anúncio do intervalo foi o comercial gravado na novela.
Ficou confuso? Eu sei. É muita informação, mas veja a seguir esse trecho da
novela para que você possa entender melhor:
Sabe qual foi o mais legal disso?
Para sustentar a ação, conteúdos foram postados nas redes sociais da personagem
e da marca, deixando a brincadeira mais tangível.
Nos dias a seguir dessa ação, a Avon também
entrou na roda, fazendo parceria paga com a Vivi no Instagram ao produzirem
conteúdos como tutoriais e etc. divulgando os novos produtos.
Essas ações bem sucedidas
alimentaram ainda mais o burburinho emergente que está no mercado que defende
que é na inovação e na criatividade que o dinheiro estará nos próximos anos.
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