Escrito por: Gael Cardeal
Tenho quase certeza de que você já ouviu esse termo alguma vez na vida, ainda mais se você for um estudante de Publicidade ou Marketing. Mas, afinal, você sabe exatamente o que esse termo significa?
Em palavras bonitas, Inbound
Marketing é uma concepção do marketing focada em atrair, converter e encantar
clientes. Mas vamos entender melhor sobre o que ele é e para que serve.
Há uns anos, as ações de marketing das marcas
funcionavam na base da interrupção, de certa forma, atrapalhando momentos
importantes da vida do consumidor para se apresentar e dizer o porquê do
produto, serviço e marca em si serem bons.
Com o passar do
tempo, as marcas foram entendendo que os recursos e esforços dedicados não
estavam surtindo tanto efeito, então precisaram criar novas estratégias para
conquistar e manter seus clientes, e uma delas foi o Inbound Marketing a partir
do seguinte questionamento: “Porque ao invés de me comunicar com o meu público
usando um discurso falando sobre mim mesmo, não me comunicar com ele através de
um conteúdo relevante para ele?”.
Inbound Marketing é mais que uma
ação para atrair, encantar e converter clientes, é uma estratégia para fazer
parte da vida do consumidor, estando nos lugares que ele frequenta,
participando das mesmas conversas que ele, além de fazê-lo se sentir próximo a
você através de uma comunicação aberta. É como se fosse um imã atraindo
clientes, quando feito de forma efetiva, claro.
Mas como fazer isso? É simples, e
ao mesmo tempo não. Calma! Vou explicar. Para fazer essa estratégia bem feita é
necessário conhecer bem o seu público e, depois disso, planejar ações das quais
ele irá se identificar e, dessa forma, você terá um maior poder de persuasão
para com ele, além de uma diminuição dos custos por aquisição de cliente.
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