XIX Bienal do Livro Rio de Janeiro



Escrito por: Gael Cardeal 

Não é novidade nenhuma que o mercado editorial não vai bem. Infelizmente, ele caiu um quarto (25%) entre 2006 e 2018, segundo pesquisas do FIPE (Fundação instituto de pesquisas econômicas).

Uma coisa que assusta qualquer um, é que o número de exemplares vendidos aumentou de 319 milhões em 2006, para 352 milhões em 2018, e mesmo assim, temos essa queda. Estudiosos dizem que ela se dá pelo valor dos livros terem caído cerca de 34%.

Para tantar contornar esse cenário e sobreviver em meio ao caos, as editoras e os grupos editoriais, apostam suas fichas em parcerias com e-commerces e em eventos, como a Bienal. Falando nisso: Você já ouviu falar da Bienal Internacional do livro?

A Bienal, como costumamos chamar, é uma espécie de feira do livro que acontece um ano aqui em São Paulo e outro no Rio.

Nesse ano, a Bienal está acontecendo no Rio de Janeiro e tive a oportunidade de ter essa experiência e vim contar um pouquinho do que vi de diferente por lá, em relação à de São Paulo.

Ao chegar por lá, o nosso lado publicitário já grita ao perceber que a divulgação é bem maior, pois não é preciso procurar muito para encontrar algum anúncio sobre nos postes das ruas, ao contrário de São Paulo que nem mesmo os professores conhecem muito bem o evento.

Quando eu cheguei na Bienal do Rio, no primeiro dia, eu quase tive um surto, pois ela acontece em TRÊS PAVILHÕES no Riocentro. Isso mesmo. Três! Ao contrário da de São Paulo que acontecia no Anhembi.

O legal de se ter um espaço maior e separado é que pavilhão tem uma categoria diferente, um é infantil, outro de editoras pequenas, além de um com as editoras maiores, como Rocco, Intrínseca e Seguinte.

Contudo, apesar da mega estrutura do evento e grande divulgação para a população local, o ticket médio por pessoa é menor que o de São Paulo, talvez pela seletividade maior dos cariocas ou talvez pelo menor poder aquisitivo da população das comunidades que frequenta o evento, o que iguala o retorno das duas Bienais.

É período de margem zero para erros, por isso, as editoras estão mas exigentes e seletivas com o que publicam, o que torna mais difícil a entrada de novos autores no mercado.

E para encerrar, mesmo com todos os problemas e dificuldades que o mercado editorial enfrenta, os leitores fiéis procuram ajudar suas editoras preferidas e autores da maneira que podem.

E você, já foi a Bienal do Rio? Sabia que o mercado editorial está enfrentando essa barra toda? Conta para a gente a sua opinião nas nossas redes sociais!

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